sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Software livre x Software proprietário

Desmistificando o Software Livre

O computador é, atualmente, uma ferramenta indispensável no mundo do trabalho, dos negócios, das comunicações, da acessibilidade, etc. Para que a junção de circuitos que compõe esta máquina tenha vida, é preciso do software, que são os seus programas e afins.
No entanto, para operacionalizar os programas, são necessários os códigos fontes, que são as senhas para que estes funcionem. Assim, temos atualmente duas categorias de programas: o software livre e o software proprietário.
Software livre não significa gratuidade em todos os serviços, mas liberdade do usuário compartilhar sua estrutura, e até modificá-la.
O software proprietário tem se código fechado, e isto não permite conhecer seu conteúdo ou alterá-lo. Além disso, este software é como um produto, com vistas a lucro. Ao adquirir um produto destes preciso comprar também sua licença de uso.
O que temos então é a ilegalidade de muitos programas instalados nos computadores domésticos e comerciais. No Brasil, isto é passível de punição com prisão e multas.
Então, conclui-se que o software livre é o mais viável, pois inibe a ação dos “piratas”, já que alterá-lo não representa pirataria. E um dos grandes diferenciais de seu uso é que o software livre oferece maior segurança, porque permite que os problemas, muitas vezes ocultos, possam ser detectados e sanados com maior precisão e rapidez.

Um comentário:

Asta Nerling disse...

Olá, gostei do seu texto ...idéias boas. você sempre com os temas em dia!!!Parabéns amiga!!